Aproveitamento de Estudos

Aproveitamento de Estudos

O(a) estudante deverá requerer preferencialmente por e-mail. O e-mail de solicitação deverá ser o mesmo cadastrado no portal do aluno, com as seguintes instruções:
Assunto do E-mail: Aproveitamento de Estudos
Nome:
Matrícula:
Curso: 

PARA APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS CURSADAS NA UFES

Requerer o pedido de aproveitamento pelo e-mail sugrad.alegre [at] ufes.br  com os seguintes documentos digitalizados em PDF:

a) Formulário de aproveitamento de estudos (devidamente preenchido);

b) Histórico parcial atual (retirado do portal do aluno); 

c) Planos de ensino das disciplinas CURSADAS (Em PDF e arquivo único) - (As disciplinas que não constam os planos de ensino no portal do aluno (que estejam em branco), deverá ser solicitado pelo aluno ao departamento que ofertou a disciplina) - Ver manual para download em PDF AQUI.

ATENÇÃO: Antes de solicitar o aproveitamento é necessário que o registro de aprovação na disciplina esteja constando no histórico. 

A SUGRAD, verificará e caso tudo esteja correto autuará o requerimento do aluno, contendo os documentos acima, o e-mail com a sua solicitação, e, encaminhará para a Coordenação do Curso, para providências.

Ver RESOLUÇÃO Nº 23/97 CEPE.

PARA DISPENSA DE DISCIPLINAS CURSADAS EM OUTRA IES

Requerer o pedido de dispensa pelo e-mail sugrad.alegre [at] ufes.br com os seguintes documentos digitalizados em PDF:

a) Formulário de aproveitamento de estudos (devidamente preenchido e assinado pelo aluno);

b) Histórico escolar da outra IES autenticado em cartório, ou, com autenticação digital (Em PDF e arquivo único).

c) Planos de ensino (Em PDF e arquivo único);

A SUGRAD, verificará e caso tudo esteja correto autuará o requerimento do aluno, contendo os documentos acima, o e-mail com a sua solicitação, e, encaminhará para a Coordenação do Curso, para providências.

Ver RESOLUÇÃO Nº 23/97 CEPE.

Importante!!!!

1. Acesse a matriz curricular do seu curso AQUI

 2- Disciplina Eletiva

A transformação de disciplina eletiva (disciplina que não pertence à grade curricular do curso do aluno) em obrigatória ou optativa segue o mesmo procedimento do Aproveitamento de Estudos, observadas as regras específicas para disciplinas eletivas (elencadas na Resolução nº 57/2000 CEPE e suas alterações).

Mais sobre disciplina eletiva, clique AQUI.

3 - É importante que o discente não deixe de assistir as aulas (caso esteja matriculado na disciplina na qual solicitou o aproveitamento) até que o registro de aproveitamento/ dispensa seja realizado em seu histórico pela PROGRAD. Compete ao aluno acompanhar a efetivação mediante consulta ao seu histórico via Portal do Aluno.

ATENÇÃO!!!

Não serão autuados pedidos em que o e-mail esteja divergindo no cadastro do aluno nem que os anexos estejam ilegíveis.

Ao realizar a solicitação por e-mail, o aluno afirma a autenticidade dos documentos enviados, estando sujeito a sanções no caso de prova ao contrário. Todos os documentos estão sujeitos à verificação e/ou apresentação dos originais posteriormente.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digital, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes.

Assunto do E-mail: Aproveitamento de Estudos

Após autuado, o e-mail será respondido com o número do documento avulso da solicitação de aproveitamento. É responsalidade do aluno acompanhar o registro por meio do protocolo.ufes.br (veja aqui as instruções).

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910