CCENS e o curso Química (Licenciatura)

O campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), localizado no Município de Alegre, situado no sul do Espírito Santo, a 196 km da capital Vitória, onde está localizado o Campus principal da UFES, foi criado em 1977 pela incorporação da então Escola Superior de Agronomia do Espírito Santo (ESAES) que foi inicialmente idealizada e encabeçada por estudantes que se uniram, recebendo depois o nome de Centro de Ciências Agrárias (CCAUFES).
Mais tarde, diversas lideranças políticas, administrativas, culturais e comunitárias viram que a criação da ESAES era um meio de colocar um pouco de ânimo à debilitada economia regional destruída pelos cafeeiros da época. Além do curso de Agronomia criado em 1971, a UFES criou, em 1998, os cursos de Medicina Veterinária, de Zootecnia e de Engenharia Florestal.
Em 2003, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (Mestrado) com início da primeira turma em março de 2004. Em 2005, com o Programa de Interiorização, foram criados os cursos de Biologia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Geologia e Engenharia Industrial Madeireira, perfazendo um total de 9 cursos de graduação. Em Dezembro de 2007, o MEC publicou portaria aprovando o projeto REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) enviado pela UFES, proporcionando a criação, a partir de 2009, de oito novos cursos de graduação, sendo seis noturnos (quatro licenciaturas: Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química; dois bacharelados: Sistemas de Informação e Farmácia) e dois diurnos, Ciência da Computação e Engenharia Química. Em 2008 foram criados os Programas de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ciências Veterinárias, em nível de Mestrado. Em 2016 foram aprovados dois programas de Pós Graduação nos Centros do Campus de Alegre (UFES). O programa Pós Graduação em Agroquímica, vinculado ao Departamento de Química e Física, com o curso de Mestrado em Agroquímica que conta com duas linhas de pesquisa: Química Orgânica e Química Ambiental. E o Programa de Pós Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária, tendo como base para os processos investigativos, duas linhas de pesquisa: Ensino de Ciências Naturais e Matemática; Prática Escolar, Ensino, Sociedade e Formação de Professores.
Em 2016, o CCA-UFES foi dividido em dois centros, por meio da Resolução nº 44/2015: Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) e o Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), sendo que ambos compartilham o mesmo espaço físico, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, em articulação com os cursos de graduação e as coordenações dos programas de pós-graduação. O atual Campus de Alegre conta com 17 cursos de graduação, oito cursos de mestrado e três de doutorado.
O Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) possui os seguintes departamentos: Ciências Florestais e da Madeira, Engenharia Rural, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Produção Vegetal e Zootecnia. Oferece sete cursos de graduação: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Química, Medicina Veterinária e Zootecnia. Mantêm seis Programas de Pós-Graduação: Ciências Florestais (mestrado e doutorado); Ciências Veterinárias (mestrado); Ciência e Tecnologia de Alimentos (mestrado); Engenharia Química (mestrado); Genética e Melhoramento (mestrado e doutorado) e Produção Vegetal (mestrado e doutorado).
O Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) possui os seguintes departamentos: Biologia, Computação, Farmácia e Nutrição, Geologia, Matemática Pura e Aplicada, Química e Física e oferece 10 cursos de graduação: Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Farmácia, Física (licenciatura), Geologia, Matemática (licenciatura), Nutrição, Química (licenciatura), e Sistemas de Informação. Mantêm os Programas de Pós-Graduação em Agroquímica e o de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, oferecendo cursos de mestrado.
O curso de Licenciatura em Química do CCENS - UFES foi iniciado em agosto de 2009 com uma entrada de 45 alunos na primeira turma, que foi selecionada pelo vestibular da UFES. A licenciatura neste momento recebia novos discentes e docentes, sendo muitos dos docentes recém ingressantes no sistema federal de ensino e, tinham pela frente a responsabilidade de implantar e desenvolver o curso de formação de professores. Nos anos seguintes, ocorreram novas entradas de discentes, sempre no segundo semestre de cada ano, sendo mais uma turma com 45 estudantes e as demais com 70 estudantes. Um dos maiores desafios para o curso nos últimos anos é a evasão do curso, fato constatado nos cursos de Química historicamente, como relata Zucco (2005). Assim sendo, diferentes ações foram desenvolvidas como projetos de ensino (PIBID, monitorias, PROENSINO, PIAA), o que vem apresentando resultados positivos no decorrer do processo.
Muitos egressos do curso atualmente são docentes em diferentes regiões do estado e outros optaram por continuar em programas de pós-graduação, nos mais importantes programas do Brasil, como USP, UNICAMP, UNESP, UFV e outros.
Atualmente o curso de Licenciatura conta com diferentes laboratórios para ensino e pesquisa, contando com o trabalho de professores em diferentes áreas de pesquisa em Ensino de Química, Química Orgânica, Analítica, Inorgânica e Físico-Química.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910