Matriz Curricular e PPC - Licenciatura em Química
O curso de Licenciatura em Química do CCENS - UFES foi iniciado em agosto de 2009 com uma entrada de 45 alunos na primeira turma, que foi selecionada pelo vestibular da UFES. A licenciatura neste momento recebia novos discentes e docentes, sendo muitos dos docentes recém ingressantes no sistema federal de ensino e, tinham pela frente a responsabilidade de implantar e desenvolver o curso de formação de professores.
Nos anos seguintes, ocorreram novas entradas de discentes, sempre no segundo semestre de cada ano, sendo mais uma turma com 45 estudantes e as demais com 70 estudantes. Um dos maiores desafios para o curso nos últimos anos é a evasão do curso, fato constatado nos cursos de Química historicamente. Assim sendo, diferentes ações foram desenvolvidas como projetos de ensino (PIBID, monitorias, PROENSINO, PIAA), o que vem apresentando resultados positivos no decorrer do processo.
Muitos egressos do curso atualmente são docentes em diferentes regiões do estado e outros optaram por continuar em programas de pós-graduação, nos mais importantes programas do
Brasil, como USP, UNICAMP, UNESP, UFV e outros.
Atualmente o curso de Licenciatura conta com diferentes laboratórios para ensino e pesquisa, contando com o trabalho de professores em diferentes áreas de pesquisa em Ensino de Química, Química Orgânica, Analítica, Inorgânica e Físico-Química. Além disso, passou por reestruturação em seu projeto pedagógico do curso (PPC), tendo aprovação da nova versão em 2018; Assim, temos 2 versões vigentes de PPC, 2009 e 2018.