Química (Licenciatura)

Conforme art 1 da Resolução N° 46/2014 Cepe/Ufes entende-se por extensão universitária todo o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável para viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, de acordo com o Plano Nacional de Extensão Universitária. Como uma das funções básicas da instituição universitária, a extensão é a interação sistematizada da Universidade com a comunidade, visando a contribuir para o desenvolvimento desta e dela buscar conhecimentos e experiências para a avaliação e a vitalização do ensino e da pesquisa. O art 2 da mesma resolução define que as atividades de extensão são quaisquer ações que envolvam, mesmo que parcialmente, consultorias, assessorias, cursos, grupos de estudo, simpósios, conferências, seminários, debates, palestras, atividades assistenciais, artísticas, esportivas, culturais e outras afins, propostas individual ou coletivamente, executadas na Universidade ou fora dela.

Dessa forma, o Curso de Licenciatura em Química busca estimular a execução de projetos de pesquisa e extensão, onde o aluno possa aproveitar os créditos curriculares como prevê o Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) estabelecido na Estratégia 12.7 da Meta 12 que entre 2014 e 2024 a universidade deverá: [...] assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

 

Projetos de Extensão

1- AÇÃO DE PESQUISA E DISCUSSÃO EM GRUPOS PARA CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DO PIBID-QUÍMICA-ALEGRE (CH = 60 horas/ Destinado aos alunos do 3° período)

Objetivos gerais

Serão abordadas as perspectivas atuais para a educação em ciências, em especial, o da alfabetização científica.

Objetivos específicos

Serão abordadas as perspectivas atuais para a educação em ciências, em especial, o da alfabetização científica.

Metodologia

Serão abordadas as perspectivas atuais para a educação em ciências, em especial, o da alfabetização científica.

Coordenador: Prof. Marcos Vogel - DQF/CCENS/UFES

 

2- LABORATÓRIO ABERTO DE QUÍMICA PARA ATIVIDADES COM A ESCOLA BÁSICA (CH = 100 horas/ Destinado aos alunos do 4° período)

Objetivos gerais

O objetivo deste projeto é construir atividades que aproximem a escola pública básica à Universidade, por meio de atividades experimentais de de Química em Laboratório e que valorizem outros formatos e possibilidades para o ensino. Estas atividades apostam na relação entre aluno da escola básica e licenciando a partir da formação inicial, que por sua vez, necessita do contato com diferentes estratégias de ensino para que possa desenvolver saberes inerentes ao trabalho docente.

Objetivos específicos

- aproximar o aluno da escola básica à universidade;

- divulgação científica;

- uso de metodologias com participação efetiva dos alunos do EM e superior

Metodologia

As atividades serão denominadas e doravante entendidas como oficinas. As intervenções serão construídas em 8 etapas, a saber:

a) Fazer o levantamento das temáticas a serem trabalhadas no semestre com alunos, professores e comunidade do entorno da universidade b) acompanhamento das aulas do professor para familiarização com as práticas docentes e discussão das atividades;

c) Fazer a análise e elaboração de justificativa para a devida escolha de temática da oficina;

d) propor uma atividade de intervenção, atrelando a ela uma metodologia de ensino adequada. A metodologia deve ser alicerçada pelos referenciais teóricos adequados que devem ser trabalhados no processo de formação que ocorrerá nas reuniões de formação na universidade;

e) Preparar a oficina, fazendo uma prévia apresentação a fim de promover discussão para adequação da proposta. Entenda-se que esse processo é fundamental para a formação de licenciandos e professores da rede básica pois, tem a finalidade de manter o processo de construção das propostas de ensino vivo, produzindo transformação de posturas para aqueles que estão dentro e fora da escola;

f) replanejamento da oficina a partir da discussão com professores e coordenadores, adequando fundamentação teórica e ações em sala de aula;

g) execução da oficina nos laboratórios da UFES, de acordo com o planejamento produzido;

h) avaliação junto as escolas dos resultados obtidos com a oficina.

Coordenador: Prof. Marcos Vogel - DQF/CCENS/UFES

 

3- UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL (Registro SIEX: 401441) (CH = 40 horas/ Destinado aos alunos do 8° período)

Objetivos: Este projeto busca fomentar discussões e provocações quanto as problemáticas ambientais, no meio acadêmico e na comunidade do município de Alegre, em parceria com o Grupo de Agricultura Agroecológica Kapi'xawa e produtores rurais do município de Alegre.

Objetivos específicos:

1. Promover vivências dos estudantes da UFES em escolas públicas locais, comunidades rurais, ecológicas e quilombolas, com troca de saberes.

2. Promover encontros e rodas de conversa para a comunidade de Alegre, com temas ligados as problemáticas socioambientais.

Coordenadora: Profa. Helen Moura Pessoa Brandão - DQF/CCENS/UFES

 

4- SEMANA DA LICENCIATURA QUÍMICA (CH = 120 HORAS/ Destinado aos alunos do 7° período)

OBJETIVO: Promover a discussão e divulgação da Química na região Sul do ES, levando assim a ciência para fora da universidade.

Coordenadora: Profa. Maria Aparecida de Carvalho

 

5- CIÊNCIA EM TODO LUGAR- É URGENTE DIVULGAR! (Projeto de Extensão nº 1691)

O projeto visa a organização de eventos virtuais de debates científicos com a participação de diferentes pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo e de outras Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica do Brasil, organizados e realizados via ferramenta Stream Yard com transmissão para o YouTube. A realização destes debates se justifica dado o atual cenário mundial da pandemia da COVID-19, em que as diferentes mídias sociais tornaram-se a principal ferramenta de comunicação, disseminação e discussão de ideias, bem como também de cultura e lazer. Para além disso, todas as áreas que desempenham papel central no enfrentamento desta pandemia, vêm passando por um processo de desestruturação, desvalorização e deslegitimação. Assim, urge discutir a quem serve a Ciência

Coordenadores: Maria Aparecida de Carvalho e Marcos Vogel - DQF/CCENS/UFES

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