Programas/ Projetos de ensino

O Programa Integrado de Bolsas (PIB) tem o intuito de apoiar atividades acadêmicas que integram as áreas de ensino, pesquisa e extensão, oportunizando aos estudantes atividades extracurriculares complementares à formação acadêmica, atendendo a necessidades e contribuindo para o fortalecimento do curso de graduação.

Projetos de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE I e PaEPE II), Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), Programa de Bolsas de Extensão (PIBEx) e o Programa de Iniciação Científica (PIIC) são Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão com objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos que contribuem para a formação profissional e humana ao estudante, a partir das atividades relacionadas ao ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Estes programas têm abertos editais anualmente ou semestralmente.

Dois programas nacionais importantes são o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), iniciativas que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, visando intensificar a formação prática nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a educação básica e a educação superior, desenvolvido sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O PIBID tem por finalidade proporcionar aos discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. O PRP tem por finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola. Estes programas são desenvolvidos em regime de regime de colaboração entre o Governo Federal, por meio da Capes e as IES que tiveram projeto institucional aprovado em edital de seleção dos programas e firmaram instrumento para a implementação das bolsas de que trata esta portaria; os Estados, o Distrito Federal e os municípios por meio de suas Secretarias de educação ou órgão equivalente e as escolas públicas de educação básica que firmarem termo de adesão ou de participação nos programas. Os editais têm sido abertos de acordo com a Capes, até o momento, a cada 18 ou 24 meses. Desde a origem do curso em 2009, docentes do curso têm submetido propostas de subprojetos/ núcleos para participação do projeto institucional, formado por estudantes especificamente da Química Licenciatura/ CCENS ou em conjunto com estudantes de outra licenciatura da UFES.

 

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